A Praia de Aventureiro segundo muitas opiniões é o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens. Resiste a décadas sem alterar suas características. Lugar para ouvir o som das ondas e curtir a luz de lampião e velas ou o luar. Aqui o tempo parece que quase parou o que notamos ao observar sua modesta vila de pescadores guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 moradores.
A praia do Aventureiro apresenta cerca de 500m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado, exceto na extremidade esquerda de quem chega pelo mar, onde existe um pequeno cais para atracação. No lado esquerdo de quem olha do mar, está o coqueiro mais famoso da Ilha Grande, o “coqueiro deitado” é cartão postal da praia de Aventureiro e da Ilha Grande, no local também existe uma pequena piscina natural. Aventureiro é muito procurada por surfistas que chegam em grupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Existe dois mirantes em Aventureiro, o da Espia, ao lado esquerdo de quem chega no cais, onde há uma escada de corda que conduz ao topo da predra mais alta da ponta do Aventureiro. O outro é o mirante da Sundara acessado por uma trilha em subida, que parte também próximo do cais, são cerca de 20minutos de subida mas o visual vale a pena, abrangendo grande parte da costa sudoeste da Ilha Grande. A praia vizinha, uma extensão de Aventureiro é chamada de praia do demo, esta sem habitações.
Seu nome faz sentido porque nem sempre é fácil chegar à Praia do Aventureiro. Quando o mar está de ressaca não é aconselhável navegar, fazendo a travessia das “temíveis” pontas do Drago e Meros. Nessas circunstâncias o único jeito para se chegar em Aventureiro é caminhando a partir da Vila de Provetá.
Fonte: http://www.ilhagrande.com.br/praias/aventureiro/